Pintura Hard Edge

Simplesmente adoro os pintores chamados Hard Edge. Eles são chamados assim por usar cores com limites bem definitos na tela, muito diferente dos Expressionistas Abstratos. Os pintores Hard Edge são precursores dos Minimalistas. O termo foi cunhado em 1959 para os artistas da costa oeste americana que não seguiam a linha dominante do expressionismo abstrato

Kenneth Noland, Ellsworth Kelly e Joseph Albers por exemplo são muito bacanas.

Kenneth Nolland

Ellsworth Kelly

Joseph Albers

Mas é Barnett Newman que acho sem comparação, apesar de ser às vezes considerado expressionista abstrato por ser de NY, o que discordo completamente. Rothko para mim é o limite do que pode ser considerado expressionista abstrato.

Admito que em uma vez no Moma havia uma pintura ultra famosa do Pollock em uma parede e na parede perpendicular tinha uma do Newman. Todo mundo na sala estava virado para o Pollock, olhando os mínimos detalhes. Eu, ao contrário, só olhava e admirava detidamente a pintura vermelha de Newman. Se fosse para ter em casa, preferiria uma pintura do Newman (não me atirem pedra por essa frase).

20120421-131033.jpg

Aqui no Brasil nessa mesma época, estava acontecendo o movimento concreto, que tem linhas muito parecidas com o da Hard Edge e do Minimalismo.

Sobre olhosobretela

Blog sobre arte com foco em arte contemporânea, mercado de arte, feiras e acontecimentos. Posts normalmente às segundas, quartas e sextas.
Esse post foi publicado em Divagações, Geral e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s