dOCUMENTA 13: o maior evento de arte do mundo

Está acontecendo nesse momento em Kassel, na Alemanha, a Documenta. Ela acontece a cada 5 anos e é considerada o maior evento de arte no mundo. A bienal de Veneza é mais comentada talvez por ter uma maior periodicidade (a cada 2 anos como o próprio nome indica) e ter alguns eventos comerciais paralelos.

Ainda não defini se vou (a Documenta vai até 16/09) e por isso indico o blog ArteMix para termos informações da mostra.

A Documenta também é conhecida como Museu dos 100 dias, já que a exposição tradicionalmente dura esse período. No começo dela expunha-se arte moderna, mas agora é predominente contemporânea e as obras são na maioria site-especific.

Quem estiver com viagem programada para a Europa é uma ótima pedida dar uma esticada até lá. Além de conhecer Kassel, cidade perto de Frankfurt.

PS. abaixo posto o comentário do grande Luiz Flávio, professor de arte e artista, sobre a Documenta desse ano:

Quando a maior mostra do mundo é ofuscada pela sua curadora:
Até hoje, a Documenta 13, que finalmente abriu para o público, vinha sendo definida muito mais pela excêntrica personalidade da sua diretora artística, a americana Carolyn Christov-Bakargiev, do que por informações sobre a própria mostra. Isso só comprova o quão perigoso e nefasto tem sido para a Arte Contemporânea o papel altamente privilegiado e destacado que os curadores vêm ocupando, desde a sua ascensão a partir dos anos 1990. Os nomes dos artistas participantes – dentre eles, alguns dos maiores nomes da atualidade e também da história da arte – só foram divulgados semanas atrás, pouco antes da abertura da mostra que vem sendo organizada há 4 anos pela curadora! Aquela que é tida como “a maior e mais importante mostra de arte contemporânea do mundo” foi, até agora, inteligente e meticulosamente ofuscada pelas extravagâncias da curadora Christov-Bakargiev (e seu inseparável cãozinho, que também foi à abertura da Documenta, como se pode ver no final do vídeo abaixo). Tomara que a partir de agora, data em que a Documenta 13 finalmente abriu ao público, as obras e os seus verdadeiros criadores — os artistas — também apareçam!

Sobre olhosobretela

Blog sobre arte com foco em arte contemporânea, mercado de arte, feiras e acontecimentos. Posts normalmente às segundas, quartas e sextas.
Esse post foi publicado em Exposições e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para dOCUMENTA 13: o maior evento de arte do mundo

  1. Ilaria disse:

    Obrigada pela indicação! Acabei de fazer o 1o post sobre a documenta! abs, Ilaria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s