Outra Visão do sucesso de Escher no CCBB

As pessoas tendem, por instinto de sobrevivência, a buscar primeiro saciar as necessidades básicas como comer, morar, vestir. Depois vem uma fase de querer ter as coisas como carros, eletroeletrônicos e o conforto do dia a dia.

E em um terceiro estágio, as pessoas buscam um lazer mais interessante como apreciar vinhos, comer em restaurantes, ir ao teatro e a exposições de arte. Um psicólogo chamado Abraham Maslow até criou um hierarquia de necessidades nesse sentido.

Como sou otimista inveterado, acho que o brasileiro está passando do segundo para o terceiro estágio de desenvolvimento. As pessoas já estão se saciando dos bens materiais e estão buscando um lazer mais qualificado. Estão passando do ter para ser.

E uma prova disso é a exposição de Escher no CCBB no Rio. Essa foi a exposição de arte mais vista do mundo em número de visitantes diários. Isso não é pouco, dado as grandes exposições em museus europeus e americanos que ocorreram ano passado. O Brasileiro está buscando cultura.

Mas onde quero chegar é no mercado de arte. Se essa mudança for um tendência nos próximos anos, podemos esperar que o mercado de arte também continue aquecido, com novos colecionadores e até compradores eventuais que queiram ter uma peça diferenciada. Analisando por esse prisma, apesar do alto crescimento no valor das obras de arte nos últimos anos, é possível ainda existir um bom espaço para valorizações. Essa é uma necessidade ainda a ser saciada.

 

Anúncios

Sobre olhosobretela

Blog sobre arte com foco em arte contemporânea, mercado de arte, feiras e acontecimentos. Posts normalmente às segundas, quartas e sextas.
Esse post foi publicado em Mercado e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s