Bancando as Artes

Estava visitando na quarta feira a SP-Arte e nos corredores vi alguns banqueiros como o Setúbal do Itaú e o Stuhlberger do Credit Suisse em horário de trabalho e andando freneticamente em busca de obras.

Escultura de Franz Weismann na sede do Itaú

Me lembrei na hora dos patronos da Renascença Italiana, os Medici, os primeiros banqueiros da história (pelo menos não judeus) e pensei que tinha algo nas artes que sempre fascinaram os banqueiros.

Retrato de Lourenço de Medici de Giogio Vasari

Lourenço (Lorenzo) de Medici hospedou Michelangelo por 5 anos em sua casa e o ajudou e também a Leonardo da Vinci com várias encomendas. Foi quase um marchand desses artistas.

Depois lembrei que o famigerado tubarão de Damien Hirst foi comprado por Steve Cohen, outro banqueiro americano (Hedge Fund na verdade).

Tubarão de Damien Hirst

Parece que além do dinheiro de sobra, esses banqueiros querem escapar um pouco do mundo de números. É um mundo onde a cada crise, a cada novo plano econômico, a virtualidade do dinheiro se mostra. As obras de arte parecem ser um porto seguro, uma fonte de contemplação para que os nervos deles fiquem intactos.

Aliás, sobre o Itaú Cultural, esta é uma instituição valiosa para as artes no Brasil. Faz exposições, dá prêmios a artistas e ainda compra regularmente de artistas emergentes. As outras empresas (e outros banqueiros) poderiam se espelhar nesse exemplo.

Anúncios

Sobre olhosobretela

Blog sobre arte com foco em arte contemporânea, mercado de arte, feiras e acontecimentos. Posts normalmente às segundas, quartas e sextas.
Esse post foi publicado em Feiras e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s