Artistas e o Mercado

No vídeo acima do filme Modigliani, ele e Picasso encontram Renoir. E é divertidíssimo como Renoir diz quanto custaram sua propriedade, seus carros e uma escultura do Rodin.

Na França e na Holanda recentemente havia um esquema governamental para suportar os artistas. Os países davam subsídios aos artistas. Curiosamente esse 2 países tiveram uma história recente fraca em termos de produção artística. Parece que, contra-intuitivamente, o mercado faz os artistas se mexerem.

É uma falácia dizer que o mercado estraga a criatividade artística. Muitos pensam que se o mercado dita as regras para os artistas,  que eles ficam tolhidos e tem que produzir apenas para atender seus galeristas e colecionadores.
Mas se existe um mercado pujante, isso incentiva os artistas que de outro modo teriam que fazer outro trabalho para sobreviver. Podendo se dedicar exclusivamente à produção artística, os artistas tem mais incentivos a serem criativos, mesmo com toda a pressão do mercado.

E Vermeer, Renoir, Picasso, Warhol, todos esses grandes abraçaram o mercado ao contrário de fugirem dele. Claro que Damien Hirst e Jeff Koons podem estar exagerando um pouco na sua ânsia de fazer dinheiro, mas que são artistas fenomenais ninguém discute.

Essa caveira cravejada do Hirst é um pouco “too much”, não acham?

Já o polêmico trabalho do tubarão em formol do Hirst, diferente de muitos, acho fantástico.

Olha a declaração de Cildo Meireles sobre o assunto na Folha:

“Eu como artista plástico já me acostumei a não contar com o Estado. Acho até que o Estado realmente tem outras prioridades. Artes plásticas conseguem sobreviver desde que o Estado não atrapalhe. Cê tá entendendo? Consegue. Através do mercado. E sempre que o Estado vem querer controlar demais… Eu posso passar anos sem vender um trabalho. Quando vendo, vem a Receita Federal querer saber por que entrou aquela quantia na minha conta. Ora bolas! Não sou funcionário do Ministério da Cultura ou da Fazenda para receber um cheque todo mês. Nos últimos quatro anos, aconteceu umas duas vezes. ”

 

Anúncios

Sobre olhosobretela

Blog sobre arte com foco em arte contemporânea, mercado de arte, feiras e acontecimentos. Posts normalmente às segundas, quartas e sextas.
Vídeo | Esse post foi publicado em Divagações, Mercado e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s