Dusseldorf School

Os fotógrafos alemães são conhecidos pelo seu esmero técnico e pela perfeição na composição de suas fotos. Mas é um seleto grupo de artistas alemães que levou a fotografia a ser tão respeitada hoje em dia.

Eles são conhecidos como os alunos de Bernd e Hilla Becher ou os artistas da Dusseldorf School. Bernd e Hilla Becher fotografaram o funcionalismo na arquitetura e queriam trazer a atenção para a dimensão cultural da arquitetura industrial.

Os seus discípulos Andreas Gursky, Axel Hutte, Thomas Ruff, Thomas Struth e Candida Hofer levaram a fotografia a um outro patamar, fazendo impressões em grandes formatos e buscando um trabalho pictórico, nas mesmas tradições do romantismo alemão. O contraste de cores e a perfeição da composição trouxeram grande fama a esses artistas.

Suas impressões em grandes formatos como 2X3 metros em uma qualidade nunca antes vista catapultou a fotografia para o mesmo patamar das pinturas na arte contemporânea.

Andreas Gursky

Candida Hofer

Axel Hutte

Thomas Ruff

Thomas Struth

Para corroborar essa importância, no final de 2011 a obra Rhein II de Andreas Gursky atingiu 4,3 milhões de dólares na famosa casa leiloeira Christies em Nova Iorque.
Ela tem 190X360 cm e foi feita em 1999 em uma edição de 6. Uma foto típica do romantismo de paisagem:

 

Sobre olhosobretela

Blog sobre arte com foco em arte contemporânea, mercado de arte, feiras e acontecimentos. Posts normalmente às segundas, quartas e sextas.
Esse post foi publicado em Artistas, Geral e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dusseldorf School

  1. Pingback: Axel Hutte: o menos badalado dos fotógrafos da Escola de Dusseldorf | Olho sobre Tela

Deixe um comentário