Pedrinho Barbosa, em seu ótimo blog, comentou sobre reportagem do jornal londrino The Independent que trouxe o dado que 3 das 10 mais visitadas exposições de arte no mundo em 2011 foram no Brasil.
Ele convoca as grandes empresas para investirem nesse segmento tão, quem diria, “popular”. É um investimento com retorno institucional garantido.
Curiosamente, essas 3 mostras brasileiras aconteceram no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sendo a mais visitada do mundo a de Escher (574 mil pessoas):
Da mesma forma, nas visitas ao Inhotim, tão festejado pela imprensa internacional como o New York Times, se vê claramente o interesse do público não especializado. É impressionante como um lugar de arte contemporânea, que convenhamos é de mais difícil compreensão, tem tanto apelo popular.
Com 250 mil visitantes em 2011 segundo o NYTimes (o The Independent fala em 770mil), Inhotim pode ser considerado um dos melhores museus do mundo. Para quem ainda não conhece, vale a visita.
Pavilhão com obra True Rouge do Tunga